sexta-feira, 8 de janeiro de 2016






                                                                 A VOLTA


                      Estou no avião. Depois de dois dias chovendo e ventando muito, hoje está lindo!
                      Vejo o céu bem azul e filas e filas de nuvens de carneirinhos que fazem sombra no mar. Parecem listras. Céu listrado de nuvens e mar listrado de sombras. Meu sobrinho piloto já deve ter visto isso.
                      Enquanto estou voando, fico me lembrando de momentos vividos intensamente.

                                                                      ***
                     Os diretores vieram se despedir de mim. Abraço em todos. Afinal, depois de tantas aventuras, desventuras e peripécias,
                     - I had a great time!

                                                                      ***

                      Olho bem a estrada. Já me acostumei com a mão do lado esquerdo. Não assusto mais. Quero levar impressa na minha retina cada praia, cada montanha, cada vilarejo, cada varanda cheia de galos de gesso na mureta. Quero guardar no melhor "chip" da minha memória, todas as crianças limpinhas e cheias de trancinhas, com a cara bem preta e o sorriso bem branco.
                      Da "soca music", quero guardar só o rebolado... o som, acho que vou esquecer rápido. Ah!... e o cheiro de marijuana! A comida quero esquecer o quanto antes. Afinal, são oito quilos a menos de motivos para não lembrar da comida.
                      Acho que muita gente já tentou descrever a cor do mar do Caribe... e não conseguiu. Não sou eu quem vai conseguir! Na verdade, o mar do Caribe é indescritível.
                           
                                                                   ***

                      Selly, Francisco e Maira estão me levando para o aeroporto. Me perguntam:
                      - Are you happy to go home, or sad for leaving St. Vincent?
                      - Today I am only sad.

                                                                     ***
                      Comento com Selly:
                      - I think I am a privileged person to have lived all these experiences at age of 72. It was magic!
                      -  No! It was not magic! You was blessed! A blessing is a  God's gift!
                      Nó na garganta.

                                                                    ***

                       Francisco não vai até o aeroporto. Fica no caminho, na casa de um amigo. Último abraço. Céu estrelado de Bequia.  Silêncio compartilhado. Luzes e cores inesquecíveis.
                       - See you someday, somehow, somewehre!
                       Outro nó na garganta.

                                                                   ***

                       No aeroporto, o ultimo abraço em Selly e Maira.
                       - I'll  wait for you in Brazil!
                       Mais nó na garganta.

                                                                 ***
                      "Pena, que pena que coisa bonita, diga
                        qual a palavra que nunca foi dita, diga
                        qualquer maneira de amor vale a pena,
                        qualquer maneira de amor vale aquela
                        qualquer maneira de amor valerá!"
                                                                          Milton Nascimento

                                                                 ***
                       Engraçado... do avião, não vemos o horizonte...  o mar se mistura com o céu. Será que é sempre assim, ou só hoje?  Meu sobrinho piloto deve saber.
                      A comida da Gol veio. Decepção. Gosto caribenho. Frango com arroz, curry e pimenta. Arg! O consolo é que é a última vez. De sobremesa, um tijolinho de um creme branco de gosto indecifrável coberto com uma calda com um leve resquício de gosto de caramelo. Comi tudinho. Estava com fome. Depois da RVA, sou capaz de comer qualquer coisa.

                                                                   ***
                     
                        Sampa, finalmente! Passaportes com chip, passam pela imigração eletronicamente.
                        - O meu passaporte tem chip? - pergunto pra moça. Que maravilha poder perguntar coisas em português!
                        - Tem. Coloca ali no leitor e depois põe os pés na marca do chão.
                        Meu Deus! Que coisa, estou no primeiro mundo! Ou pelo menos, nesta parte do país, é primeiro mundo! Não há filas para brasileiros com  chip no passaporte
                        Mas para estrangeiros e pessoas com passaporte antigo, há longas filas.

                                                                   ***    
                                                             
                         Choveu, alagou tudo, minha filha não foi até Guarulhos. Foi me pegar em Congonhas. Eu me maravilho com o ônibus para congonhas. Ar refrigerado, poltronas reclináveis, mesinhas,        " wi-fi free", música suave, tomadas para recarregar o celular... mais primeiro mundo!

                                                                  ***

                         Abraço na Susi! Ai, como eu sonhei com esse abraço! Gostoso, apertado, para matar a saudade!
                         Olho a cidade. Já é noite. Carros, luzes, gente branca, trânsito... pareço caipira!
                         Susi encheu minha geladeira e o armário da cozinha com comidas que eu gosto, encheu as fruteiras com frutas que não são goiaba e carambola!
                         " Home sweet home" que delícia! Agora estou feliz.


                      Voce já pode dizer eu li na tela da
                                                                              Eulina















                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário